DicasFree.com » Biologia » Anfíbios características principais

Anfíbios características principais

Para mais informações sobre os anfíbios e como são categorizados, acompanhe este artigo. Ele também lhe indicará informações sobre as diferentes espécies e sua vivência.

     

Anfíbios

Os anfíbios são todos aqueles animais que se  apresentam na classe dos vertebrados, pecilotérmicos. Todos eles não possuem bolsa amniótica, categorizados numa chamada Amphibia. Os ciclos de vida, geralmente são marcados de duas maneiras, aquáticos e terrestres.

Obviamente há exceções á essas regras, estima-se que haja mais de seis mil espécies diferentes de anfíbios. Segundo algumas pesquisas, há quem diga que esses são indicadores ecológicos. Como é de se imaginar, milhares dessas espécies estão ameaçadas de extinção, ou já chegaram ao ponto de extinção.

Os animais que costumam ser dessa classe são os sapos, rãs, salamandras e cecílias. Foi a primeira classe existente, a aparecer na terra há mais ou menos 300 milhões de anos. Habitam hoje locais como ilhas, pântanos, florestas, fazendas e lugares onde há grandes níveis de água.

Características principais

Anfíbios são animais que possuem capacidade para viver em qualquer ambiente, seja aquático ou terrestre. Mas um ponto interessante, é que sua pele necessita de estar sempre úmida, sendo esta a respiração de todos os animais desta classe. Sua estrutura geralmente é bastante simples.

Os anfíbios vem evoluindo ao longo dos anos, é possível que eles habitem em qualquer parte do mundo. Que se tem conhecimento, o único lugar onde não é possível a reprodução e vida dos anfíbios, é na Antártida, onde as temperaturas são muito baixas.

Os anfíbios tem diferentes características, de acordo com a classe em que se encontram

Anfíbios – Principais Características

Em lugares onde há grandes matas, podemos encontrar milhares de espécies. No Brasil, a Mata Atlântica é o principal habitat desses animais, além da Floresta Amazônica e o Pantanal Mato Grossense. Só de sapos, sabemos que existem cerca de 4800 espécies.

A necessidade de água, se encontra presente não somente para a respiração, mas também para a reprodução e fecundação de seus ovos. Os girinos vivem apenas em locais de extrema umidade, facilmente se reproduzem em poças de água encontradas no tempo da chuva ou em folhas de árvores.

Diferentes anfíbios

Caudata – Classificados como caudatas, todos aqueles que apresentam caudas em suas formações ou alterações. Geralmente estão nessa categoria as salamandras e sirenídeos.

Anura – Classificados como anuras, todos aqueles que não apresentam cauda. Bem como os sapos e rãs.

Gmnofiona ou Apoda –  Classificados como gmnofionas, todos aqueles que estão em formatos de vermes ou bactérias.

Classificação científica 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Amphibia

Ordem: Anura

Família: Diversas

A palavra anfíbio, vem do grego e significa “duas vidas”. Faz indicação principalmente aos animais que tem a opção de viver em ambientes diferentes com o mesmo conforto. O significado também se refere aos sapos que nascem como girinos (tendo como forma de vida, a aquática) e em fase adulta possuem formação de sapos, perdendo a cauda e podendo se reproduzir e viver em quase todos os ambientes do planeta.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?