DicasFree.com » Variados » Alimentação das formigas

Alimentação das formigas

Alimentação das formigas, saiba como e a vida deste inseto, e quais seus principais alimentos, tire todas as suas dúvidas.

     

As formigas são insetos espertos e ágeis, possui três pares de pernas, possuem o corpo dividido em três partes diferentes sendo o abdômem, a cabeça e o tórax, sua cabeça possui olhos bastante atentos a qualquer movimento, mandíbulas que são usadas para segurar seus alimentos até a chegada de seu destino, e um par de antenas que ajudam na comunicação uma da outra.

A reprodução das formigas fica por conta da Rainha, que possui um tempo de vida de cerca de 18 anos, todas as formigas possuem tarefas específicas para desempenhar dentro do formigueiro, todas de forma organizada.

A alimentação é feita a base de sementes, resíduos doces de alimentos e restos de vegetais, possuem o hábito de carregar folhas para dentro dos formigueiros e deixarem estocados para que possam murchar e começar a decompor para se alimentarem dos fungos que se alojam nestas folhas, elas sentem o cheiro através de suas antenas, facilitando encontrar suas formas de alimentação.

Em um formigueiro existem as sentinelas que são responsáveis pela segurança da rainha, as operárias que são responsáveis por todo trabalho árduo do formigueiro como buscar alimentos, abrir formigueiros, cada grupo de formiga formam uma colônia.

Na época da reprodução após o acasalamento o macho morre, e a rainha depois de fecundada perde suas asas, tem a possibilidade de por ovos ao longo de sua vida sendo ótima reprodutora.

As demais formigas são estéreis não procriam, elas são responsáveis pela manutenção geral do formigueiro, são menores que a rainha, ajudam a proteger a rainha e os ovos de predadores que possam querer atacar o formigueiro, em geral como forma de se defender ferroam seus predadores, injetando assim compostos químicos causando dor e ardência no local. O tempo média para as formigas saírem dos ovos leva em média cerca de 10 semanas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?