DicasFree.com » Menstruação » Alguns motivos da menstruação atrasada

Alguns motivos da menstruação atrasada

A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, ao contrário do que muitos pensam. Descubra mais sobre o assunto no decorrer desta interessante matéria!

     

É muito comum ver mulheres desesperadas porque a menstruação está há uma ou duas semanas atrasadas. Embora seja o caso mais provável, isso não significa realmente que está grávida. Há uma série de fatores que contribuem para que isso ocorra, vamos descobri-los a seguir?

A primeira coisa a se pensar é: Houve chance de gravidez na minha última relação sexual? Se a resposta for sim, tire logo essa dúvida com um teste de gravidez de farmácia, mas lembre-se de esperar cerca de 1 à 2 semanas depois da primeira desconfiança, dessa forma estará livre de tamanha preocupação.

Depois, as doenças sexualmente transmissíveis também podem ser capazes de impedir que sua menstruação ocorra regularmente, é por isso que estar sempre indo ao médico é tão importante, em casos de qualquer anormalidade o profissional poderá orientá-lo e recomendá-lo ao tratamento e diagnóstico mais provável a você.

Atraso menstrual (Foto: Reprodução)
Créditos da foto: http://seragravidez.blogspot.com.br/

Sem contar é claro, no ganho ou perda de peso excessivos. Até isso influencia! Se você teve grande perda de peso ou ganho no último mês, é muito bom que comece logo a se exercitar. Hábitos saudáveis como tomar dois litros de água por dia, dormir o suficiente, comer corretamente e ter períodos de relaxamento.

Estresse, falar disso já estressa não é? Pois é, até esse pequeno vilão moderno pode ser o motivador do atraso menstrual, mulheres que tendem a ter uma rotina corrida e regada a alimentação ruim, falta de exercícios físicos, entre outros, estão mais propensas ao desenvolvimento do atraso.

Melhor prevenção

Quando se trata de prevenção, poucas mulheres agem corretamente. Apesar de não ser o preventivo mais indicado (pois pode estourar), a camisinha ainda é indispensável. Quando você a mantém em suas relações, acaba por evitar uma série de problemas que causam o risco do desenvolvimento de DST’s e ainda previnem a gravidez.

A pílula quando interrompida também causa atraso menstrual, juntamente com quaisquer outros níveis hormonais desordenados. É muito importante que tenha contato com o seu médico sempre. E perceba principalmente o tom da sua menstruação.

Quando há demora, é importante que perceba a cor.

  • Vermelho intenso – Significa que não há nada de errado, apenas houve um pequeno atraso.
  • Vermelho enferrujado – Significa especificamente que o sangue já fora deixado exposto ao oxigênio. Alerta para maior limpeza íntima.
  • Marrom – O sangue marrom indica que a sua menstruação pode ter atraso por fatores que o deixaram expostos a alguma doença ou problema. Converse com seu médico.

Em casos de qualquer suspeita, é interessante que se mantenha informada. Elimine logo as dúvidas mais possíveis, como a possibilidade de gravidez. Caso o teste de farmácia dê positivo, procure se fazer o exame de sangue.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?