DicasFree.com » Gravidez » Algumas fases do parto

Algumas fases do parto

Entenda neste artigo as principais fases do parto e saiba o que fazer para facilitar esse momento final. Confira!

     

O parto

O momento do parto é dividido basicamente em 3 partes. Não existe precisamente um ponto exato ou tempo limite para que cada uma ocorra, esse mesmo tempo pode ter variação de acordo com o corpo da mulher em questão. Consequentemente, pode ser mais lento ou mais rápido.

Mães de primeira viagem costumam ser mais inseguras quanto a esse momento. Mas naturalmente, você sentirá os primeiros sintomas de contrações, o que facilita muito o processo para identificação de que sua bolsa está para se romper.

Divisão das partes

1ª fase do parto – dilatação do colo do útero
2ª fase do parto – expulsão do bebê
3ª fase do parto – dequitação (expulsão da placenta)

Quando uma mulher já esteve em trabalho de parto é mais fácil que ela faça a identificação do momento. Contudo, as mães de primeira viagem podem demorar uma pouco mais para perceber e até confundir o momento com outras dores.

Mamãe e bebê (Foto: Reprodução)

Indicaremos abaixo, alguns sinais que podem denotar que está entrando em trabalho de parto:

  • Contrações com intervalos de 5 e 10 minutos
  • Dores no corpo
  • Rompimento da bolsa

É importante lembrar que o tempo total de trabalho de parto varia não só de acordo com cada mulher. Na primeira gestação, o tempo de trabalho pode durar em média de 12 a 14 horas, enquanto em mulheres mais experientes esse tempo é reduzido para 6 e 8 horas. Assim que houver iniciado o trabalho, a grávida deverá se dirigir ao médico.

No início do processo, as contrações podem se apresentar regulares, com idas e vindas. Já nos momentos finais, ela pode se tornar extremamente intensa para que haja o rompimento da bolsa. As contrações tem especificamente apenas o objetivo de abrir o colo do útero em até 10 cm.

Uma boa dica para evitar os desagradáveis incômodos e facilitar o processo é se exercitar. Para ajudar o bebê a tomar o caminho de saída com mais facilidade, a mãe deve fazer caminhadas diárias. Além disso, ajuda a diminuir as possíveis dores decorrentes da situação. A caso de insegurança, você deve contatar o seu médico.

Também não faça ingestão de nenhum tipo de medicamento durante esse período, ainda que sejam apenas antibióticos os remédios não devem fazer parte de sua rotina quando se têm um pequeno dentro da barriga. Evite ao máximo e sempre esteja se medicamento (se necessário) conforme orientação médica.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?