DicasFree.com » Variados » Alguém pode ser preso por dívida

Alguém pode ser preso por dívida

Desesperado com as dívidas? Não sabe o que irá acontecer se não pagar as dívidas? Não se preocupe, pois a dica free de hoje, tirará todas as dúvidas relacionadas às dívidas feitas. Veja a seguir, se é possível ir preso por dívidas e descubra dicas importantes para se livrar das dívidas. Confira!

     

Não é incomum encontrar pessoas em desespero por não saberem o que fazer com as suas dívidas. Logo, os pensamentos ruins tomam de conta e muitos se perguntam: Será que posso ser preso?

Aos que já se fizeram essa pergunta, podem ficar tranquilos quanto a isso, pois não existem leis que determinam a prisão para os devedores, exceto aos que devem pensão alimentícia, incluindo pessoas estelionatárias, que agem no intuito de fraude, ganhando vantagem diante o prejuízo de outras pessoas. Veja o que a lei determina:

“Não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia.”  Artigo 5°, inciso LXVII

O maior motivo das pessoas que se endividam, deve-se a falta de controle no orçamento, principalmente pessoas que não administram o seu dinheiro de maneira adequada, passando a consumir o que tem e o que não tem.

Pessoas perdem o equilíbrio quanto têm em mãos cartão de crédito, que é uma ferramenta que possibilidade comprar mesmo quando não se tem dinheiro, porém uma hora essa dívida é cobrada. Sem contar que ainda existem os cheques especiais, financiamentos, empréstimos, dentre outros.

Todas essas oportunidades, que de início são instigantes aos consumidores, geram muita dor de cabeça, especialmente pela cobrança de altas taxas de juros mensais, que tornam o pagamento praticamente impossível.

Essas dívidas nem sempre são feitas por consumidores descontrolados, muitos contavam todo mês com um certo dinheiro que daria para pagar as suas dívidas, mas foram pegos de surpresa ao perder um emprego, a queda inesperada da renda e até mesmo pela morte de algum familiar.

Por mais que não haja prisão para esses casos, é necessário estar atento, pois os credores podem colocar o nome de quem deve no SPC ou SERASA, além de sujar o nome, poderá entrar com ações judiciais para cobrar as dívidas, penhorando os bens materiais de quem deve.

Como evitar dívidas

Milhões de brasileiros estão endividados, pois muitos se deixaram levar pelo crédito fácil, enganando-se ao acharem que seria um bom investimento fazer empréstimos. Porém, o banco só é amigo na hora de fornecer cheques especiais, cartões, empréstimos e financiamentos.

Caso, esteja desesperado diante as dívidas, pois está deixando de pagar o básico da vida para pagar os enormes juros das dívidas… Basta continuar essa leitura para saber como sair bem dessa. Veja a seguir.

Reverta essa situação trocando as dívidas caras pelas mais baratas, por exemplo, os juros de cartões de créditos e cheques especiais podem aumentar até 20% ao mês, sendo assim, uma boa opção é adquirir um empréstimo pessoal ou consignado para quitar as dívidas do cartão de crédito e do cheque especial, pois os juros do empréstimo são de 3% a 5%. Além disso, outra boa opção é entrar em contato com outros bancos, pois muitos aceitam quitar a dívida, para que a dívida passe para eles, porém com juros menores e prazos maiores.
Gaste somente com o necessário, evite consumir com coisas banais, apenas foque nos gastos importantes para a sobrevivência, faça uma poupança para o dinheiro que sobrar no fim do mês, assim, será mais fácil quitar as dívidas.
Organize-se, faça uma lista dos credores em ordem, começando pelo que você mais deve ao que menos deve. Porém, comece pela menor dívida para entrar em contato, verificando quais são as melhores possibilidades de descontos para quitar a dívida. Mesmo não tendo sucesso, faça esse processo com todos anotados na lista.

Procure um Fórum de Justiça, muitos Fóruns ajudam a intermediar um acordo com os credores. Procure o Fórum de sua cidade.

Dicas free:

• Por mais que o seu nome esteja sujo, não desanime e faça de tudo para pagar as suas dívidas. Veja o lado bom da vida, pois com o seu nome sujo, não será possível fazer mais nenhuma dívida. Sendo assim, encare como um aprendizado para organizar o seu orçamento.
Lembre-se que dever não é crime, assim como os credores tem o direito para cobrar o pagamento da dívida, você tem o direito de não atender o telefone. Saiba que não é permitido nenhum tipo de ameaça vindas dos credores, por exemplo, ameaças de prisão.
• Compreenda, que ações judiciais são mais comuns em financiamento, como de carros, máquinas ou dívidas muito altas, porém só entram em ação de cobrança quando é afirmado que o devedor tem dinheiro suficiente ou bens para pagar.
• Faça acordo com os credores de acordo com o seu orçamento, tenha em mente que você levou meses ou anos, para se endividar, logo, não conseguirá quitar todas as dívidas da noite para o dia.
Assim que quitar toda a sua dívida, leve como um aprendizado toda a dor de cabeça, para que nunca mais você repita os mesmos erros. Pois, não adianta limpar o nome e voltar a consumir como antes, mantenha os pés nos chãos e organize as suas finanças.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?