DicasFree.com » Alimentos » Alface benefícios

Alface benefícios

Confira no artigo quais são as propriedades da alface e o que podem contribuir para a saúde do ser humano.

     

A alface é uma hortaliça muito conhecida por todas, uma vez que a mesma seja item fundamental para se preparar saladas de todos os tipos de gostos, acrescentado ou não à outros ingredientes, deixa qualquer refeição mais saudável, refrescante e ainda é de fácil preparo. De origem europeia e asiática, a alface pertence à família Asteracea e pode ser encontrada de diferentes tipos, além de levar um nome diferenciado dependendo da região que se encontra.

Sabor e Nutrientes

Mais do que saborosa e componente para saladas, lanches e outras receitas, a alface é uma importante fonte de sais minerais, de cálcio e de vitaminas, especialmente a vitamina A, possui conteúdo calórico muito baixo e volume de água elevado. Seja de folha lisa, recortadas ou crespa, de cor roxa e etc., podem ser cultivadas no solo ou em solução nutritiva, que é a mistura de água e nutrientes.

alface

Apesar de ser apenas uma folha simples, a alface possui enormes propriedades nutritivas.

Poucas pessoas tem o conhecimento, mas a alface é um alimento muito nutritivo. Constitui-se de alta concentração de pró-vitamina A, de carotenóides, vitamina C, manganês, cromo, betacaroteno, vitamina K, ácido fólico, e excelente porção de fonte de fibra alimentar. A vitamina C e o beta-caroteno ajudam a evitar om processo de oxidação do colesterol, que se acumula nas paredes das artérias.

Fonte de potássio, também é capaz de auxiliar no tratamento para a redução da pressão arterial, que pode ser crucial em doenças cardíacas. O ácido fólico, e o teor de fibras, consumir o alface contribui significativamente para manter uma dieta saudável direcionada para o coração. Também possui boa quantidade de ferro, o que combate problemas de anemias.

Especialista ainda confirmam que seu consumo é indicado quando a pessoa está sofrendo com estados gripe e resfriados, pois a hortaliça é capaz de fortalece as vias respiratórias, além de ter propriedades analgésicas ideais para relaxar as dores musculares. um vegetal que se come cru, não sofre o processo de cozimento que lhe tiraria propriedades.

Esse alimento é provida de inúmeros benefícios para o organismo, tem ação antioxidante, contribuindo para desacelerar o processo de envelhecimento celular, melhora os níveis de colesterol e ainda contribui para aumentar e melhorar a circulação. Equilibra os níveis de açúcar no sangue, combate problemas de flatulências, e super eficaz em casos de retenção de líquidos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?