DicasFree.com » Saúde » Água alcalina faz mal para a saúde

Água alcalina faz mal para a saúde

Descubra se a água alcalina faz mal para a saúde. Tire suas dúvidas sobre os benefícios ou malefícios da água alcalina e veja o que os especialistas pensam sobre a água alcalina para o organismo.

     

Água alcalina possui um pH maior que sete, compreenda que o nosso corpo para continuar saudável, precisa preservar 7,5 e 7,45 do pH no sangue. A água alcalina hipoteticamente ajuda a não deixar o sangue ácido.

Posto isto, o corpo humano para funcionar normalmente, produz energia, que são os elétrons. No entanto, ao consumir elétrons, ficam os prótons, sendo o mais simples o H+.

A quantidade de prótons são medidas a partir do pH, sendo assim, quando a quantidade de prótons é muito, o pH é menor e mais ácido. Dado que ao gastar a energia do corpo, os elétrons são consumidos, provocando o excesso de prótons e a acidificação do organismo.

Para manter a saúde do corpo é necessário eliminar o excesso de ácido. Essa eliminação poderá ser feita por meio da urina, eliminando ácido úrico. Pela respiração ao eliminar o ácido carbônico na forma de CO2. Pelo estômago, eliminando ácido clorídrico e também pela transpiração.

A água alcalina é chamada por muitos como a água da vida, pois para muitos ela tem efeito antioxidantes e controle de hormônios, podendo também prevenir o câncer, porém, não há estudos que comprovem estes benefícios.

Todavia, alguns especialistas acreditam nos benefícios da água alcalina, principalmente pelo fato do corpo ser composto por 70% de água e à medida que envelhecemos a água alcalina ajudará a combater a acidificação do organismo.

Já outros especialistas pensam o oposto, dizem que água não ajuda, pois o próprio organismo tem controle do pH para mantê-lo regularizado, como o rim, que mantem o pH do sangue. O corpo fica sujeito a infecções, sepse e acidose, quando existe alguma doença que descompense o pH do sangue, por exemplo, a insulina instável diante a diabete.

Sabendo-se disso, é importante alertar sobre a água caseira, que é feita com bicarbonato de sódio, que poderá aumentar a pressão arterial, logo, a água alcalina caseira, não é recomendada por muitos especialistas.

A melhor água para ser consumida é a água mineral, pois é natural e não possui bicarbonato de sódio, nem mesmo outros minerais artificiais. Porém, é necessário tomar cuidado também com a água da torneira, que poderá ter cloro e flúor, deixando a água ácida.

Líquidos ácidos, podem desenvolver doenças degenerativas, neste caso, é necessário manter uma alimentação saudável, evitando produtos industrializados, como refrigerantes e frituras.

Pessoas que ingerem esses alimentos, possuem mais dificuldade para eliminar o excesso de ácido, além da vulnerabilidade de desenvolver doenças. Entenda, que o rim, é o principal órgão para eliminar ácidos, por isso é importante tomar bastante água por dia.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?