DicasFree.com » Física » Açúcar invertido

Açúcar invertido

Você sabe o que é açúcar invertido? No que ele é utilizado? Não? Aqui no Dicas Free é possível descobrir isso e muito mais, acompanhe na integra em nosso artigo. 

     

Açúcar invertido

O açúcar comum é uma espécie de pequeno cristal que se dissolve em líquidos quentes, próprio para consumo em refrescos e outros tipos de bebidas, sejam essas quentes ou frias. Naturalmente, o açúcar é um tipo de alimento muito conhecido por todos, mas você já ouviu falar do açúcar invertido?

 Pouco ouve-se  falar sobre ele. Embora não seja um assunto tão comum, com certeza é algo  que já experimentamos. Os chocolates com recheios cremosos e inacreditavelmente deliciosos são um bom exemplo disso. Para explicá-lo, é necessário ter como base a isomeria da molécula. Então há o preparo do açúcar.

Quando você pensa em guloseimas de forma geral, automaticamente está pensando em açúcar invertido, ainda que esse nome seja muito pouco usado. Os experimentos com tal açúcar já foram utilizados na preparação de diversos produtos industriais, tendo como base promover um produto macio e doce.

Biscoito de chocolate (Foto: Reprodução)

Como é feito?

O açúcar comum, esse que usamos para fazer o café ou adoçar o suco é chamado de sacarose. Ele tem em sua composição várias moléculas de glicose e frutose. Quando aquecido com presença de água, damos a ele uma reação química chamada de hidrólise. De acordo com a seguinte equação:

C12H22O11 (sacarose) + H2O (água) = C6H12O6 (glicose) + C6H12O6 (frutose)

Esse mesmo processo acaba por fazer a quebra da sacarose em dois distintos açúcares formadores da mesma molécula. Quando a reação é decorrente adicionada ao ácido, todo o processo se resume ao feito de um xarope que é batizado nominalmente por açúcar invertido.

Refere-se “invertido” devido uma característica física da sacarose. O processo decorrente é o inverso do plano de luz polarizada submetido a um aparelho polarímetro.

No que é utilizado?

O açúcar é preferencialmente utilizado de inúmeras formas. Mais comum ao fazer biscoitos e doces em geral (as conhecidas guloseimas), também é comum na aplicação de balas, o que necessita da cristalização dos açúcares. A função do produto é basicamente trazer o doce e a maciez. Também a coloração caramelada.

A partir de agora vai ficar mais difícil comer um biscoito e não se lembrar como ele é feito. O açúcar invertido é mais encontrado no recheio dos mesmos e não propriamente na massa. Eleva os níveis de gordura no corpo e acaba por obter índices mais altos de açúcar, por isso seu consumo deve ser rigorosamente moderado.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?