DicasFree.com » Biologia » Absorção e transporte de nutrientes

Absorção e transporte de nutrientes

Os nutrientes são de extrema importância para o metabolismo humano, onde é processado por diferentes órgãos, já nas plantas que também são organismos vivos, contribuem para o desenvolvimento das mesmas, fornecendo sais minerais, oxigênio e dióxido de carbono.

     

Os nutrientes são composição de determinados alimentos, que possui uma divisão entre micronutrientes (minerais, vitaminas, água e fibras) e macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos,). Por causa de suas propriedades, os nutrientes desempenham três grandes funções no organismo humano:

  • Função Construtora – servem para “construir” as estruturas do corpo.
  • Ex: proteínas para os músculos / mineral cálcio para ossos e dentes.
  • Funções Reguladora – regulam e ativa as reações do organismo.
  • Ex: fibras, água, e vitaminas estimulam a atividade intestinal.
  • Função Energética – fornecem energia necessária a todos os processos do corpo.
  • Ex: proteína, hidratos de carbono e as gorduras ajudam na locomoção e respiração.

A absorção dos nutrientes pode ocorrer em diferentes partes do sistema digestório humano, desde a boca passando pelo estômago, depois intestino até chegar ao ânus. A maioria dos nutrientes são absorvidos pela mucosa do intestino delgado, que logo é transcorre na corrente sanguínea.

A absorção dos nutrientes ocorre em diferentes partes do sistema digestivo humano.

Os órgãos do sistema digestório dentes, língua, saliva, fígado e o pâncreas trabalham na digestão dos alimentos possibilitando que o organismo absorva de forma adequada e completa todos os nutrientes, como as vitaminas e minerais.

O estômago é capaz de absorver o álcool, água e alguns sais minerais. Já o intestino delgado duodeno, absorve cálcio, vitamina A, ferro, gordura e alguns aminoácidos. O intestino delgado jejuno fica responsável pelas vitaminas C, D, K, B1, B2, B3, B6, B12, os açúcares, potássio, fósforo, gorduras e os aminoácidos.

O intestino delgado íleo tem a função de absorver a vitamina B12, sais biliares, cloro, potássio e sódio. Intestino grosso absorve gorduras, açúcares e água. Por fim, o reto – atua na absorção de água para fazer o controle de eliminação das fezes.

Por meio de processos químicos e mecânicos os nutrientes são diminuídos em moléculas menores, para que seja capazes de atravessar as paredes do tubo digestivo para o meio interno que são a linfa e o sangue, logo são conduzidos para as células, onde serão empregados no metabolismo celular.

Caracterizado como elemento ou composto químico fundamental para o metabolismo de um organismo vivo, os nutrientes também são importantes para o desenvolvimento de plantas. Ecologicamente afirmando, os nutrientes básicos são o dióxido de carbono, sais minerais e o oxigênio.

As plantas consomem os nutrientes de forma externa, no entanto, a quantidade ingerida, interfere nos resultados da absorção que por sua vez varia de acordo com o nutriente, com as condições ambientais do solo e da atmosfera, e com a cultura.

A água armazenada no solo é a principal meio pelo qual os nutrientes essenciais para a planta são transportados.

A água armazenada no solo é a principal fonte de componentes constituídos de nutriente. É um importante meio pelo o qual os nutrientes essenciais para a planta são transportados. A água também age como um tipo de solvente, através da transpiração do vegetal atua evitando que as folhas fiquem dessecadas, além de participar ativamente da composição e atividades dos micro-organismos presentes no solo também auxilia no metabolismo do vegetal.

O transporte dos nutrientes ocorrem de forma ativa ou passiva em três diferentes formas:

Por meio de difusão facilitada (passivo) – Proteínas denominadas de carregadoras, que se ligam e transportam substâncias específicas sem possuir poros, se estendendo completamente pela membrana.

Por meio de bombas (ativo) – São proteínas de membrana que transportam substâncias através da membrana contra o gradiente eletroquímico.

Através de canais (passivo) – Proteínas transmembranas que funcionam como poros seletivos pelos quais os íons e as moléculas de água podem se espalhar pelas membranas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?