DicasFree.com » Noticias » A saída de Graça Foster da presidência da Petrobras

A saída de Graça Foster da presidência da Petrobras

Saiba neste artigo os motivos que fizeram Graça Foster deixar a presidência da Petrobrás. Acompanhe os detalhes aqui!

     

Conhecida nacionalmente por ocupar um cargo importante na Petrobrás, Graça Foster tomou posse da presidência no mês de fevereiro de 2012. Sua escolha fora feita por substituição de Sérgio Gabrielli que presidia a pouco mais de 7 anos.

Funcionária de carreira, Graça ingressou na Petrobrás no fim da década de 70 e se tornou a primeira mulher no mundo a presidir uma empresa de grande porte.

A chegada de Foster na Petrobrás foi uma tentativa de implantar uma gestão mais técnica e menos política. No entanto a estatal continuou submisso a política de preços e determinações do governo. Principalmente com relação a inflação que, para tentar contê-la, segurou o preço dos combustíveis.

Graça Foster – Crédito de imagem: http://www.sobreadministracao.com

Os rumores de que Graça deixaria a presidência da Petrobrás se confirmaram. Também outros cincos diretores da estatal renunciaram os cargos, em um total de sete pessoas.

A saída de Graça

Um dos principais motivos para ter abdicado o cargo está na crise que a Petrobrás vive atualmente.

Também existe um outro agravante que envolve denúncias de lavagem de dinheiro no esquema realizado pelos ex-diretores da estatal, alvo de investigação da polícia federal.

No cenário internacional a Petrobrás está no vermelho. A credibilidade caiu muito com as denúncias de corrupção e também devido a crise que o país vem enfrentando.

Portanto, para colocar a Petrobrás no eixo, foi preciso sacrificar e Graça e sua cúpula, tiveram que renunciar. Antes mesmo de sua saída, ela havia conversado com a presidente Dilma que, na época, não aceitava que ela deixasse a presidência.

Na última conversa que Dilma teve com Graça, viu que a melhor saída era aceitar a renúncia. Assim foi feito. Agora resta esperar para saber quem irá sucedê-la, afim de melhorar ou tentar melhorar a imagem da Petrobrás aqui e no exterior.

Possíveis substitutos de Graça Foster

Em breve os novos ocupantes dos cargos serão decididos na reunião do conselho. Entre os cotados estão o:

  • Ex-presidente do Banco Central, Henrique Meireles.
  • Murilo Ferreira, atual presidente da Vale.
  • Eduarda La Rocque, ex-secretária da Fazenda do Rio de Janeiro.
  • Rodolfo Landim, com passagens na Eletrobrás e BR Distribuidora.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?