DicasFree.com » Informática » A história da internet

A história da internet

A internet tomou proporções gigantescas desde que foi criada, assumiu patamares inesperados nos últimos anos e hoje é um dos maiores meios de comunicação que existe. Clique aqui e confira sua história!

     

A internet

Podemos dizer sem sombra de dúvidas que a internet, foi um acaso. Inicialmente ela foi disponibilizada na Guerra Fria pelo Governo dos EUA. Nomeada de ArphaNet, a finalidade era única e exclusivamente manter a comunicação entre as bases na guerra. Quando o período da guerra passou, pensaram então em se desfazer da mesma.

Ela era inútil aos trabalhos militares, e sua consideração se tornou inútil. Vendo então que não havia problema, o acesso a rede foi transmitido a cientistas e pesquisadores que um pouco mais a frente, a disponibilizaram a universidades e campos de estudo e pesquisa.

A disponibilização

A internet é um dos meios de comunicação mais utilizados atualmente

Internet (Foto: Divulgação)

Depois disso,  a mesma tomou uma proporção maior, saindo dos EUA e tomando outros países. Até que chegou aos lares de vários pesquisadores. O estalo ocorreu quando ficou-se sabendo que mais de 5 milhões de pessoas estavam tendo acesso a internet e se comunicando através dela.

A internet transmitiu a comunicação de um país para outro, com uma facilidade que nem mesmo o telefone conseguiu até os dias atuais. No começo, ela se tornou luxo para muitas pessoas e somente pessoas com poder aquisitivo bastante alto podiam se conectar diariamente a rede.

Até que chegou a todos. Hoje em dia, não é uma questão de luxo ter internet em casa. Ela serve para pesquisas do trabalho, pesquisas escolares das crianças, trabalhos de universidades e até meios de comunicação entre professores e alunos. Existem até mesmo cursos feitos através da internet.

Internet no Brasil

A empresa responsável por toda a história da internet foi a ARPA (Advanced Research and Projects Agency), isso ocorreu no ano de 1969. No Brasil, a mesma chegou por volta do ano de 1991 com a famosa RNP. Em 1994, quem tomou a frente da distribuição de sinal foi a a Embratel.

Um ano a frente, foi aberta a todo público brasileiro para pesquisas diárias, escolares e outras finalidades. Com o surgimento das redes sociais anos mais tarde, a mesma se consagrou e hoje está entre os primeiros meios de comunicação e entretenimento. A internet é um meio comercial e de divertimento.

Mercado comercial

Hoje em dia, temos um campo muito aberto para compras online, acesso ao banco e até mesmo as despesas mensais. Em alguns países é possível fazer as compras mensais através da internet. Você tem a opção de comprar roupas, sapatos, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e tudo que imaginar.

Em outros países, nos anos 80 já iniciou-se o mercado virtual. As pessoas faziam trocas, vendiam seus pertences e até mesmo anunciam serviços. Isso cresceu a tal ponto, que hoje milhares de pessoas se mantém somente com as vendas feitas através da internet.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?