DicasFree.com » Estudos » A gente ou agente?

A gente ou agente?

Muitas dúvidas não solucionadas podem acabar comprometendo nossa gramática na hora de escrever algum texto. Saiba a maneira correta de escrever e referido no título!

     

A Língua Portuguesa, ou o Português do Brasil, é um dos idiomas mais complexos do mundo. Como todo brasileiro sabe, não é muito difícil errar até nas situações mais básicas em nosso modo de falar.

Além das próprias regras gramaticais aceitas pela norma culta, alguns regionalismos e expressões do povo foram incorporados devido ao grande uso na oralidade.

Porém, para usa-los na escrita, é necessário ter cautela tanto na grafia como na concordância com o restante da frase.

agente ou a gente

A gente ou Agente?

Essa é uma das expressões mais usadas pelos brasileiros e não faz muito tempo que ela foi aceita oficialmente na grafia. Porém, há uma diferença a ser respeitada.

Agente (com o A junto ao GENTE) é um termo utilizado para designar a ocupação de uma pessoa em específico. Exemplo: João é agente penitenciário. Maria e Lucas são agentes secretos.

A gente (com o A separado do GENTE) é a famosa expressão utilizada para substituir o “nós”. Exemplo: A gente foi no show hoje. A gente está aqui para te agradar.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?