DicasFree.com » História » 50 anos do golpe militar

50 anos do golpe militar

Embora o Brasil tenha lindas histórias para contar, existem também diversas de horror e pavor, como o golpe militar do ano de 1964. Para mais informações sobre o assunto, confira o artigo a seguir.

     

50 anos de golpe militar

O golpe militar que ocorreu no dia 31 de Março de 1964, ainda traz arrepios àqueles que participaram e sobreviveram ao mesmo. O golpe completou 50 anos recentemente e, antes disso, já havia se tornado o grande assunto dos jornais e revistas do Brasil. Apesar de haver algum tempo desde que ocorreu, ainda está presente na memória do país.

O que aconteceu foram períodos terríveis, onde foi lhes vetado o poder da liberdade. Esse tempo deixou apenas a tristeza por tantas vidas perdidas. Muitos jovens que lutavam contra o golpe foram torturados até a morte e muitos deles nunca encontrados.

Esse tempo de pesadelo durou cerca de 21 anos até José Sarney tomar posse  e o Brasil ter de volta a democracia. Há quem lute contra as injustiças ocorridas naquele tempo, apesar de estar em andamento na justiça, nada mudou desde 1964.

Essa é uma das fotos mais comentadas de toda a história, pois representa corretamente a falta de pudor dos militares

Golpe militar (Foto: Reprodução)

Foram dias terríveis de longas batalhas sangrentas, assaltos a bancos, matança e organização de guerrilhas armadas. Ainda hoje, 50 anos depois, o Brasil nunca conseguiu acertar de vez as contas com o passado. O que se tem hoje em dia é apenas a tristeza de todas as vidas que foram perdidas, na guerra onde não tivemos vencedores, nem perdedores.

Até mesmo aqueles que julgávamos mocinhos na história estão presos em uma cadeia no Distrito Federal, pois foram condenados ao crime de corrupção. Tudo começou quando um presidente populista resolveu renunciar o seu mandato em 1961. Segundo o presidente, a renúncia foi feita após testificar que ele não conseguiria combater as “forças terríveis” que estava contra.

Jânio Quadros queria voltar louvado pelo povo, mas isso nunca aconteceu. O vice presidente, na época, João Goulart estava na China  e não pode estar a par de tudo que acontecia por aqui. O mundo estava dividido entre capitalistas e comunistas e cada nação deveria escolher o seu lado.

O Estados Unidos tinha somente medo de que o Brasil se transformasse em um país totalmente socialista e carregasse a maior parte ou toda América Latina. A partir de então, uma grande guerra se deu para lutar contra as formas do socialismo e durou anos, trazendo medo e o pavor aos brasileiros.

Mesmo após tanto tempo, ainda existem pessoas feridas física e psicologicamente. Corpos foram enterrados em lugares inapropriados, diversas  famílias com seus parentes desaparecidos  clamam por justiça. O que mais é revoltante em todo o acontecido, é que com todos os problemas que o nosso país tem e sua justiça falha, o que mais se pensa no momento é na Copa do Mundo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?