O que é o sensacionalismo?

Sensacionalismo é um termo que designa uma postura que os meios de comunicação em massa, como televisão, revistas, jornais e rádio, utilizando em assunto ou eventos com relevância para história e lhes dão um ar de exagero extremo.

Alguns dos recursos utilizados pelo sensacionalismo são:

  • Apelações emotivas
  • Abordagens insensíveis
  • Criação de polêmicas
  • Omissão de fatos
  • Uso de imagens chocantes

Na televisão brasileira são diversos os programas que se utilizam da emoção das pessoas para manter o público e conquistar mais audiência. Um grande exemplo desse caso são os programas que apelam para o jornalismo policial e dão a ele uma importância substancial.

O sensacionalismo pode ser considerado uma mentira.
Sensacionalismo.
(Foto: Reprodução)

Entretanto, chamamos atenção para o fato que de que este não é um fenômeno ímpar e isolado, mas se trata da construção de um processo social, histórico e cultural, quem tem suas influências em outras centrais, como o melodrama, a literatura de horror e fantástica, o folhetim, entre outros.

Em alguns casos é comum visualizarmos situações onde os meios de comunicação publicam determinada notícia apenas para constatar se essa causará um bom impacto como história, tudo isso deixando de lado a exatidão que o fato carrega consigo ou a importância da informação contida.

Assim, qualquer notícia com uma alegação falsa, mas que chame atenção da população é um prato cheio para as mídias de massa, pois geralmente procuram expor em seus programas temas que sejam chocantes, como exemplo da violência, pois exercem um determinado tipo de apelo sobre a sociedade.

A imprensa que utiliza deste fenômeno não se poupa se circular livremente notícias visuais sobre crimes, imagens de violência física ou psicológica, assim como exibir essas situações dentro do próprio programa, como brigas ao vivo, escândalos no palco e afins.

A intenção de existir uma postura como a do sensacionalismo é manter ou aumentar o número de telespectadores que determinada mídia de massa tem, para desta forma aumentar aos poucos o preço dos espaços reservados aos anunciantes, elevar assim a sua rentabilidade e lucro.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *