DicasFree.com » Escolar » 4 em romanos

4 em romanos

Aprenda neste artigo a escrever o número 4 em romano e confira algumas dicas de como escrever outros números na forma romana. Tudo isso você aprende aqui no Dicas Free.

     

Numeração romana

A numeração romana é uma das formas de escritas e contagens mais antigas do mundo. Os números para serem descritos utilizam letras e se transformam em símbolos. Geralmente, são utilizados para relógios antigos e para diferenciar capítulos em livros. Alguns acontecimentos históricos também possuem esse tipo de escrita.

Com o passar dos séculos,  a escrita foi sendo transferida para números, mas até então tudo era manuscrito de forma letraria. Algumas datas de determinados séculos e até nomes de reis e papas eram descritos dessa forma até os dias atuais. A numeração vai entre 1 e 100.

Como se escreve o 4?

O número quatro é escrito de forma peculiar. Leva em si duas letras que dão a ele um significado referente a “antes do cinco”. O número 1 por exemplo, é escrito dessa forma: I. Como o quatro estaria antes do cinco e já que o mesmo é descrito em forma: V, naturalmente I(um antes) V(cinco) que é o mesmo que 4 ou IV.

Numeração Romana (Foto: Reprodução)

Escrever corretamente os números romanos é bem simples, você só precisa fazer uma transformação do “antes de” para números que se seguem antes do , por exemplo, para escrever o quatro você utiliza a regrinha “antes do cinco”, para escrever o número 9, por exemplo, já seria necessário o “antes do dez” e assim por diante.

4 = IV

É bem simples de entender, a linguagem está impressa em vários livros, lugares e pertences de cunho antigo. A partir do momento em que aprende, dificilmente irá se esquecer para o resto da vida. Observe também que alguns relógios de parede possuem esse tipo de numeração.

Os números são ensinados em forma de matéria matemática na sala de aula. O aprendizado ocorre entre a quinta e sexta série. É bem simples e maior parte das crianças possuem facilidade para tal atividade. podendo escrever números maiores que 100. A atividade é obrigatória em escolas de cunho particular ou público.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?