DicasFree.com » Curiosidades » 12 curiosidades sobre o jeans

12 curiosidades sobre o jeans

O jeans é um tecido muito antigo, iniciou-se como material para confecção de uniformes de marinheiros e hoje tomou o mundo. Para saber demais curiosidades sobre o tecido, confira aqui no Dicas Free.

     

Jeans

O jeans é um tecido usado para fazer a maior parte das roupas que usamos, principalmente a calça jeans, a peça diária. Seja para trabalhar, estudar ou qualquer outra atividade. Existem algumas curiosidades bem interessantes sobre o tecido.

Há vários tipos e modelos de peças feitas com jeans. Ao sair na rua, dificilmente verá alguém que não esteja vestindo uma peça confeccionada com o tecido. Eles tomaram toda a população mundial. Isso porque a praticidade é grande, você pode usar com qualquer tipo de sapato e qualquer tipo de blusa.

Não existem regras de moda para o uso do jeans. Até mesmo nos brincos e  colares é possível ver pequenas peças do tecido. Ainda que você tenha tecidos velhos e rasgados, poderá usar tranquilamente e ainda ficará fashion. Ter jeans no seu guarda-roupa é garantia de sucesso em qualquer look!

12 curiosidades

O jeans é o único tecido usado diariamente. Ele também pode ser usado para a confecção de qualquer tipo de roupa e sapatos!

Jeans (Foto: Reprodução)

01 O tecido usado na originação do jeans foi criado na França, no ano de 1857. Isso mesmo! O jeans é mais velho que nossos avós!

02 A palavra “jeans” se originou de “genes”, assim eram denominados os marinheiros pelos estadunidenses. Esses mesmos marinheiros trabalham exatamente no posto de Gênova e usavam o jeans como tecido para a confecção de seus uniformes.

03 Em plena “Corrida do Ouro”, um comerciante confeccionou algumas calças usando lona. Fazendo com que o sucesso fosse estrondoso.

04 As primeiras calças resistentes feitas com jeans, surgiram depois de uma ideia de Jacob David. Ele era fabricante de estribos e sua calça se tornou famosa por ser resistente ao andar a cavalo.

05 As primeiras calças jeans possuíam um tom amarronzado. Tempos depois é que o empresário Levi Strauss teve a ideia de tingi-las de azul.

06 Você já se perguntou porque aqueles minúsculos bolsos existem nas calças? Eles serviam e servem única e exclusivamente para guardar relógios de mão, moedas, tachas e pregos.

07 O jeans é um tecido capaz de produzir qualquer peça de vestuário, calças, blusas, jaquetas, tênis, acessórios, bolsas e tudo que a sua imaginação permitir.

08 Nos seus primeiros anos de vida, ele era utilizado somente para fabricação de roupas para operários e qualquer área com finalidade trabalhísticas.

09 Nos anos 50, lançando moda, Elvis Presley começou a usar as calças em seus shows. A partir daí, a moda pegou e até hoje é uma das principais peças no vestuário mundial.

10 O primeiro desfile com todas as peças em jeans foi feito pela Calvin Klein e até hoje essa é uma das marcas mais famosas do mundo em confecção de peças com o tecido.

11 O jeans com a aparência desgastada e usada virou moda nos anos 80. A grande massa de jovens, usavam roupas rasgadas e furadas como protesto e rebeldia. Isso fez com que o tecido desta maneira se tornasse um símbolo do rock n´ roll.

12 No ano de 2000, foi quando começaram a fabricar jeans de todas as cores possíveis! Hoje em dia, eles são detalhados, bordados e de todos os tamanhos. Outra vez a grande responsável pela moda foi a Levi Strauss.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?